(75) 3338-2113

(75) 3338-2195

(75) 98150-7816


pma@pousadamonteazul.com.br
RESERVAR

Vale do Pati – Mirante do Pati

Acredito que o vale do pati é a essência de toda a Chapada Diamantina. E de certa maneira, representa de maneira muito forte o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Considerado uns dos trekking mais lindos do mundo, o vale do Pati é visitado por milhares de pessoas todos os anos, vindas de toda a parte do mundo. A caminhada não é fácil, não é leve mas é muito recompensadora. Ela pode ser feita, basicamente, por 3 caminhos, o mais tradicional é saindo de Mucugê, no distrito de Guiné. E é dessa que vamos falar. É um roteiro de 1 dia, um bate e volta.

Saindo da Pousada Monte Azul, em direção a Guiné, são 41km de estrada, dos quais 35km são de terra. Chegando em Guiné, é preciso deixar o carro na vila e ir para um local conhecido como “Beco do Guiné”. É uma entrada para o Vale do Pati. Dizemos entrada pois todo o vale é rodeado de paredoes de motanhas e somente algumas partes são acessíveis. Esse caminho é feito pelos moradores do vale há decadas, e todo o transporte de suprimentos, equipamento ou qualquer outra coisa é feita por mulas. Não há outra forma de transporte para o Vale do Pati. Ok, pode-se ir de helicoptero também.

A subida do beco é um pouco cansativa, entre 40 min e 1 hora de caminhada subindo. Chega-se ao todo do platô, e lá em cima a caminhada é basicamente plana. Mais uma hora e meia de caminhada nós chegamos ao Mirante do Vale do Pati. A visão é linda, de lá é possível ver uma das casas dos nativos, a Igrejinha. E claro, todo o vale formado pelo rio pati é visto de lá. O impacto é forte, a sensação incrível, são momentos de contemplação únicos.

Nesse roteiro de um dia, o bate e volta, termina aí. Já é a hora de voltar, apreciando ainda toda a beleza do caminho de volta até a descida do Beco. E de lá voltar até a cidade.

Para quem tem muita disposição, é possível ainda fazer o Cachoeirão por cima. Mas é preciso ter preparo físico para andar, pois são 18km de caminhada.

No próximo post vamos falar dele, o Cachoeirão!

By |2018-04-30T16:01:34+00:00abril 30th, 2018|Blog|