(75) 3338-2113

(75) 3338-2195

(75) 98150-7816


pma@pousadamonteazul.com.br
RESERVAR

Projeto Sempre Viva

O Parque Municipal de Mucugê foi criado em 17 de maio de 1999 para abrigar o Projeto Sempre Viva, que tem como objetivo a preservação de ecossistemas de domínio rupestre. Em especial, de uma variedade de sempre-viva endêmica de Mucugê (Singonanthus Mucugensis Giulietti) que se encontrava ameaçada de extinção.

O Paque fica às margens da BA – 142, apenas 5,6 km da Pousada Monte Azul, saindo de Mucugê em direção a Andaraí. O Parque conta com estacionamento e monitores para passar todas as informaçoes históricas da Sempre Viva e ainda promover educação ambiental. Além do passeio cultural, o Sempre Viva possui trilhas que levam a algumas cachoeiras.

A primeira delas, bem próximo a sede do projeto e de fácil acesso é a cachoeira da Piabinha. Na parte de baixo, dá pra curtir a queda e na parte de cima da Piabinha, um poço bom para banho!

A outra cachoeira é o Tiburtino. Uma trilha auto guiada de 20 minutos, com uma caminhada leve, leva direto a parte de cima da cachoeira. Com um volume de água maior e um poço enorme, é um local maravilhoso. É preciso atravessar o rio, mas há uma corda de segurança para isso. Depois é só descer por suas cascatas e aproveitar o banho relaxante, quase uma hidromassagem! O poço é ideal para banho, com pouca profundidade no início. O momento é de desconstração e contemplação. Os paredões de pedras e toda a paisagem, completam mais um cenário incrível de nossa Mucugê.

O custo para ingresso no projeto é de R$ 20,00 por pessoa, e não é necessário guia para esse passeios. Leve água e comida para passar um tempo por lá. Não há muitas sombras no entorno das cachoeiras, então vá preparado se o tempo estiver muito quente.

Lembre-se sempre de preservar a natureza!

By |2017-10-24T17:38:47+00:00outubro 24th, 2017|Blog|